quarta-feira, 17 de junho de 2009

Oficina de Retroprojetor



Dados da Oficina

Título da atividade
Oficina de retroprojetor - “Projetando conhecimento”

Público (professores/nível/série)
Professores parceiros.

Competências
* Compreender a importância do uso do retroprojetor para uma aprendizagem significativa;
* Subsidiar os professores para a utilização do retroprojetor;
* Pontuar as várias alternativas que o retroprojetor oferece para o enriquecimento das aulas;
* Utilizar este recurso visual como fator motivador em sala de aula;
* Proporcionar ao ambiente de sala de aula momentos de descontração e divertimento visando a integração do grupo.
* Desenvolver estratégias de trabalho com som e imagem.
* Promover momento de reflexão e debate a respeito da criatividade.

Ementa
* Ilustração coletiva de uma história utilizando slides.
* Produção de “videoclip” com o retroprojetor.
* Criar histórias sem utilização de palavras com uso de saquinhos plásticos;
* Produção de charge, utilizando vidro ou radiografias;
* Ilustração de músicas e ou poesias, utilizando papel celofone ou transparência;

Conhecimentos Prévios
* Domínio das normas cultas da L.P.;
* Saber manusear o retroprojetor;
* Ser criativo e inovador.

Teorias de Aprendizagem
Capacitar professores para a inovação das aulas, tendo como ferramenta o retroprojetor.

Formas de Avaliação
A avaliação será realizada com base na apresentação das atividades.


Oficina ministradas pelas dinamizadoras:
Aparecida Dias
Telma Vieira
Vanja Bemfica
DADOS DA AULA tendo o Blog como ferramenta pedagógica.

Título da Aula
O Romantismo no Brasil – a prosa.

Eixos Temáticos
Romance Indianista, Urbano e a Prosa Gótica.

Competências
*Reconhecer no romance brasileiro a identidade nacional;
*Identificar as principais tendências do indianismo no romance brasileiro;
*Refletir sobre problemas e valores vividos pelo publico nas cidades;
*Analisar os elementos da tradição gótica da literatura brasileira.

Estratégia pedagógica da aula
* Leitura do tema na sala de aula com a participação dos alunos, utilizando o livro didático;
* Divisão dos grupos conforme os eixos temáticos:
* produção dos textos utilizando todos os recursos disponíveis no LIE:
* Apresentação dos textos produzidos para a própria sala e para os alunos do 3º ano do turno noturno, no data show.

Habilidades a Desenvolver
*Leitura e interpretação de textos.
*Relação de textos românticos do período 1.822 com a atualidade.
*Utilizar os recursos do LIE na criação do blog.


Tecnologias midiáticas a serem utilizadas
Televisão com o DVD, filme, computador (Laboratório de Informática Educacional), textos de referência e textos máquina digital.

Orientação prévia para o professor parceiro
*Apresentar o tema do trabalho.
*Mostrar alguns aspectos relevantes que serão abordados
*Discutir etapas que serão apresentadas.

Materiais de Apoio da Estratégia
*Bibliografia Indicada
*Livros literários, livros didáticos, textos e revistas e outro material impresso que utilizará na aula.

Webliografia Indicada
Sites de pesquisa (google) e outros que fundamentam a aula.





Relatório dos Dinamizadores sobre a oficina de Blog.

Dentro de uma abordagem participativa, a oficina busca além dos modelos prontos, visa uma descoberta, um recurso diferente, um estímulo útil e significativo para a prática diária do educador. Objetivando propiciar o desenvolvimento artístico, cultural, criativo e humanístico dos alunos, agregando procedimentos gerais de educação, apoiados em pilares pedagógicos de observação, experimentação e representação. Na oficina de blog, observarmos a participação, interesse e envolvimento dos alunos nas atividades, principalmente nas atividades práticas, debates, discussões, formulação, construção de materiais e instrumentos, elaboração e aplicação das atividades propostas. Trabalhar com o blog como ferramenta de aprendizagem é realmente muito gratificante, o mundo virtual é simplesmente encantador.

Dinamizadoras:
Aparecida Dias
Telma Vieira
Vanja Benfica



Relatório dos professores parceiros – aula com uso do Blog.

Recebemos ansiosos e com muita alegria o convite das dinamizadoras da nossa escola para participarmos da oficina de blog, pois sabemos que a internet atrai a atenção dos alunos, e tendo a oportunidade de usá-la como aliada para melhorar a qualidade da educação dos nossos alunos, temos a certeza de que será uma tarefa bastante prazerosa. Planejamos nossas aulas baseados nas orientações das dinamizadoras, foi um sucesso, os alunos se mostraram muito interessados e participaram ativamente de todas as atividades propostas. Espero que nos propiciem outras oportunidades como esta, foram momentos valiosos.

Professores parceiros:
Helena de Fátima Araújo
José Geraldo da Trindade
PLANO GESTÃO DE SALA DE AULA – OFICINA DE BLOG

Dados da Oficina

Título da atividade
Blogando conhecimento.

Público (professores/nível/série)
Professores parceiros, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Competências
* Capacidade de interação docente/discente, objetivando uma aprendizagem significativa.
* Compreender a relevância do blog enquanto instrumento de ensino aprendizagem;
* Desenvolver o pensamento crítico, flexível e intelectual;
* Adquirir, avaliar e transmitir informações;

Ementa
* Passos para criação, configuração e manutenção do blog.
* O que é um blog;
* Para que serve o blog;
* Como se faz para ter um blog;
* Quem pode ter um blog;

Conhecimentos Prévios
Noção básica de informática – Word e internet.

Teorias de Aprendizagem
Capacitar e motivar alunos e professores a criarem uma rede colaborativa de aprendizagem, voltada para interação virtual.

Formas de Avaliação
A avaliação será feita através da conclusão das etapas propostas.
Dinamizadoras:
Aparecida Dias
Telma Vieira
Vanja Benfica

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário